Rua da Prata, 80 1100-420 Lisboa - Portugal

GFoundry e Closer: uma união para transformar dados em conhecimento

Nasceu em 2014, com a missão de transformar o ciclo de talento nas organizações. Passados cinco anos, a GFoundry, a solução mobile que reúne técnicas de gamificação, ferramentas de análise de dados e uma componente lúdica e social, dá continuidade ao seu propósito e acrescenta-lhe o objetivo de, este ano, “reforçar a sua consolidação no mercado nacional, expandir-se para o mercado internacional e concretizar uma ronda de captação de investimento”, diz João Carvalho, CEO da GFoundry, ao InfoRH.

Desde a sua criação que a plataforma que apoia os processos de transformação digital das organizações tem evoluído e o caminho que tem percorrido baseia-se, também, em inputs de clientes e parceiros, que, ao conhecerem profundamente um setor de negócio e as suas especificidades, conseguem ter uma noção mais realista das suas necessidades. “Queremos caminhar e melhorar o nosso produto, alinhando-o sempre com as necessidades do mercado, ou seja dos nossos atuais e futuros clientes. Nesse sentido, tentamos prever algumas tendências e estar sempre alguns passos à frente, pensando por antecipação. O desafio que temos muitas vezes é conseguir, perante as inúmeras ideias e solicitações que nos chegam, priorizar e dar tempos de concretização e entrega realistas para não defraudarmos expectativas”, nota o CEO e um dos fundadores da GFoundry.

Conhecida por ser uma solução inovadora de gestão de recursos humanos, a GFoundry está preparada para “captar e fornecer um grande volume de dados, que podem depois ser analisados para obter insights que poderão levar a melhores decisões e ações estratégicas de negócio”, conforme refere João Carvalho. Foi deste estado de preparação que nasceu a parceria estratégica entre a GFoundry e a Closer. “Na GFoundry, queríamos transformar dados em sabedoria e a Closer, com mais de 13 anos de experiência e profissionais de excelência focados em áreas como a inteligência artificial, business intelligence e advanced analytics, pareceu-nos o parceiro certo para iniciar esta ambiciosa e exigente aventura”, começa por explicar o CEO da GFoundry. “Ambas as entidades acreditam que o futuro passa pela capacidade de prever e antecipar resultados a algumas perguntas que habitualmente são feitas nas empresas e, em especial, nos departamentos de RH, como quais são os colaboradores com maior probabilidade de abandonar a empresa e quando, o que pode ser feito para evitar a sua saída, qual a journey de formação adequada a cada colaborador, que conteúdos fazem sentido trabalhar e qual o colaborador mais adequado para ocupar uma determinada função”, acrescenta.

GFoundry e Closer: uma estratégia com objetivos comuns

Foi a procura de uma ferramenta de registo da avaliação de desempenho que levou a tecnológica portuguesa Closer até à GFoundry. “Ao conhecermos, no entanto, todo o projeto, percebemos que a solução tinha muito mais potencial e poderia tornar-se a ferramenta de apoio à nossa estratégia interna de engagement. A partir daí, começou todo um processo de cocriação que nos levou ao que temos hoje – o Stay Closer”, partilha a empresa.

O projeto é, para a GFoundry, o mais completo até à data, porque foi “estrategicamente pensado numa lógica de longo prazo, com objetivos bem definidos em várias áreas da gestão de talentos dos seus colaboradores, usando simultaneamente cinco módulos GFoundry”, esclarece João Carvalho. Através do módulo de conhecimento a Closer disponibiliza formação online em soft e hard skills, posicionando os colaboradores da empresa num ranking global depois de realizados os quizzes. O módulo de reconhecimento permite-lhe premiar com medalhas os profissionais que fazem a diferença no seu dia-a-dia e reconhecer as suas competências pessoais ou técnicas, aumentando o espírito de equipa.

September 17, 2019